Comitê Gestor do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária de Goiás (Suasa/GO)

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), criado pela Lei 9.712/98 e regulamentado pelo Decreto Nº 5.741/06, é uma iniciativa que visa coordenar a vigilância e defesa sanitária de animais e vegetais no Brasil, em colaboração com o Sistema Único de Saúde (SUS). Seu escopo inclui uma ampla gama de participantes, como serviços públicos, produtores rurais, técnicos, órgãos de fiscalização e entidades privadas. Operando com base nos princípios da sanidade agropecuária, o Suasa supervisiona atividades de inspeção, fiscalização, vigilância e educação relacionadas à produção, processamento e comércio de produtos agropecuários, com foco na promoção da saúde e na garantia da qualidade desses produtos.

 

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS

Compete ao COMITÊ SUASA/GO:

  • Propor as diretrizes da Atenção à Sanidade Agropecuária no Estado de Goiás;
  • Propor prioridades de execução das ações e aplicação de recursos, quando necessário;
  • Manter-se atualizado e capacitado quanto aos problemas de defesa sanitária agropecuária do Estado de Goiás;
  • Promover a capacitação e atualização dos segmentos do corpo técnico, produtivos e sociais envolvidos;
  • Promover, elaborar e desenvolver Projetos de Defesa e Educação Sanitárias dirigidos a produzir resultados mensuráveis dentro de um período de tempo determinado e constituído das etapas de diagnóstico geral e educativo, planejamento, execução, avaliação e retroalimentação;
  • Estimular e orientar a promoção de atividades de educação sanitária em defesa agropecuária por parte da sociedade organizada em articulação com as instâncias do Sistema Unificado De Atenção a Sanidade Agropecuária – SUASA;

 

Documentos:

Regimento Interno SUASA

 

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