Confira as palestras da Semana da Agricultura Familiar desta terça-feira, 21 de julho

Entre os temas abordados estavam produção leiteira, pasto degradado e Selo Arte para queijarias artesanais.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), realizou nesta terça-feira, 21 de julho, o segundo dia de atividades da Semana da Agricultura Familiar em Goiás. O objetivo da Semana é valorizar e destacar a importância desse segmento da agropecuária goiana, que hoje representa 62,9% dos estabelecimentos rurais no Estado, segundo dados compilados pela Radiografia do Agro em Goiás.

A Semana da Agricultura Familiar foi instituída pelo governador Ronaldo Caiado, por meio da sanção da Lei nº 20.513, de 12 de julho de 2019. Desde o ano passado, sempre na semana que compreender o Dia Internacional da Agricultura Familiar (25 de julho), serão desenvolvidas atividades para celebrar esse importante segmento para o desenvolvimento rural goiano.

Por causa da pandemia da Covid-19, a programação que se estende até a sexta-feira, 24 de julho, é totalmente digital, com conteúdo técnico e informativo para auxiliar o agricultor familiar no dia a dia no campo. São temas que vão desde comercialização para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Selo Arte, boas práticas na produção de leite, manejo de pastagem, produção de camarão em água doce, regularização fundiária, irrigação até acesso ao crédito rural. Os interessados podem acompanhar a programação, de forma on-line e gratuita, das 15 às 18 horas, por meio do canal da Seapa no Youtube (Seapa Goiás).

Confira as palestras desta terça-feira, 21 de julho:

Produção leiteira: técnicas para uma maior eficiência no processo de produção de leite, com Alexandre Alves Domingues (zootecnista e extensionista rural da Emater)

Pasto degradado e pouco dinheiro? Como reverter a situação com uso de ferramentas como o pastejo rotacionado, com Leonnardo Cruvinel Furquim (engenheiro agrônomo, químico e gerente de Formação Profissional Rural do Senar Goiás)

Selo Arte para queijarias artesanais: aspectos técnicos e sanitários em Goiás, com Carolina Berteli (médica veterinária e assessora técnica da Seapa)

Acompanhe as próximas palestras desta quarta-feira, 22 de julho:

22 de julho (quarta-feira)
15h às 15h45 – Produção de camarão de água doce: alternativa possível e rentável para a agricultura familiar, com Daniel Pereira dos Santos - técnico em agropecuária, geógrafo e extensionista da Emater (Acesse essa palestra aqui)
16h às 16h45 – Galinheiro produtivo: aspectos práticos na criação de aves caipiras, com Carolina Berteli - médica veterinária e assessora técnica da Seapa (Acesse essa palestra aqui)
17h às 17h45 – Cooperativismo e associativismo como estratégias de fortalecimento de comunidades de produtores, com Márcia Maria de Paula - engenheira agrônoma e supervisora da Emater Unidade Mineiros (Acesse essa palestra aqui)

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação - Contatos da Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater 
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767