Missão goiana conhece polo de fruticultura de Juazeiro-Petrolina, referência nacional

Grupo formado por gestores públicos, representantes de entidades e agricultores trocou informações e experiências com produtores locais. Objetivo é impulsionar polo de fruticultura no Nordeste Goiano

Secretário Tiago Mendonça (c), com superintendente da Seapa José Ricardo Ramos (d), superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, e assessor Emanuel Pinheiro (e), na visita ao parreiral do Sítio Santa Joana: troca de experiências

Uma missão técnica goiana percorreu nesta terça-feira (23/11) os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, para conhecer o polo de fruticultura da região e trazer conhecimentos e experiências que vão ajudar no desenvolvimento de um polo de fruticultura no Nordeste de Goiás. Entre outros pontos, a comitiva visitou o Projeto de Irrigação Nilo Coelho, o parreiral do Sítio Santa Joana e o centro de distribuição da empresa Perboni, referências na produção e na comercialização de frutas em nível nacional.

O grupo foi liderado pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, e contou com a presença de produtores da agricultura familiar do Vão do Paranã. “Foi um grande passo para este projeto porque os produtores puderam ver o potencial da atividade”, disse ele. Segundo o titular da Seapa, a implementação de um polo de fruticultura na Região Nordeste de Goiás é uma determinação do governador Ronaldo Caiado.

Também integraram a comitiva o superintendente José Ricardo Ramos, o gerente Vitor Hugo e os assessores Emanuel Pinheiro e Alisson Ferreira, todos da Seapa. Ao lado deles estiveram o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, e o secretário municipal de Agricultura de Flores de Goiás, Arthur Martins.

“Viemos buscar informações e trazer os produtores para conhecer o trabalho que é feito aqui”, destacou Ramos, durante a viagem. O superintendente da Seapa defendeu que o Nordeste Goiano oferece boas condições para o desenvolvimento da fruticultura. “Em Goiás temos clima favorável, água disponível e muitos produtores rurais interessados em produzir frutas. Vamos transformar aquela região”, argumentou.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Dirceu Borges, também ressaltou o potencial do Nordeste de Goiás. “Podemos produzir assim como aqui em Petrolina e Juazeiro. Estamos juntos, somos parceiros e com certeza vamos tornar Goiás referência na fruticultura”, exaltou.

Representando a Prefeitura de Flores de Goiás, o secretário municipal de Agricultura, Arthur Martins, agradeceu pela oportunidade de conhecer o polo de fruticultura de Juazeiro-Petrolina, ao lado de produtores da agricultura familiar da região do Vão do Paranã. Ao fim da viagem, ele se mostrou entusiasmado com o projeto do polo de fruticultura no Nordeste Goiano. “É possível, sim, sermos potência na fruticultura nacional”, declarou, otimista.

O Sebrae-GO, o Sistema Faeg/Senar-GO e a Prefeitura Municipal de Flores de Goiás são parceiros do Governo de Goiás na implementação do polo de fruticultura no Nordeste Goiano.

Comunicação Setorial da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.