FCO Rural

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é responsável pela análise das cartas consulta ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), em sua modalidade Rural. Após análise da Seapa, as propostas passam pela aprovação da Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO), composto por Seapa, Secretaria da Retomada, Secretaria de Indústria e Comércio e outras entidades.
A maior parte dos recursos é direcionada para mini e pequenos produtores e os investimentos destinados à modernização e expansão do agro goiano, com aquisição de máquinas e implementos agrícolas, matrizes e reprodutores, sistemas fotovoltaicos, construção de benfeitorias e investimentos em produtos e serviços que vem proporcionando ganho de produtividade.
De 2019 a 2022, foram R$ 4 bilhões em financiamentos autorizados na modalidade rural, a partir das cartas submetidas à análise da Seapa. Durante o período, foram 3.266 cartas-consulta aprovadas, alcançando 192 municípios goianos. Com os investimentos a estimativa é de criação de 8.440 empregos criados no setor.
FCO Digital
A partir de 2022, as propostas passaram a ser submetidas por meio digital, para dar mais agilidade ao processo. Em Goiás, o Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO recebe propostas de financiamento a partir de R$ 500 mil. Podem pleitear os recursos produtores rurais ou empresários, independentemente do porte, que estejam interessados em obter financiamentos com recursos do FCO e que se enquadrem em um dos programas/linhas previstos na programação do Fundo.
O tempo médio para avaliação da carta-consulta pelo CDE é de 30 dias, e de contratação do financiamento pela instituição financeira é de aproximadamente de 60 dias, podendo, a depender do caso, ultrapassar esse período, sendo que o prazo de validade da carta-consulta é de 180 dias, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.